Fechar
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.
Aceitar e fechar
 
 

Espaço Formativo Místico

"O cristão místico é o homem que realiza uma profunda experiência com Deus e, é impulsionado a mudar o quadro de injustiça social no qual esteja inserido. No mundo contemporâneo, podemos citar homens e mulheres místicos tais como: Dom Hélder Câmara, Madre Teresa de Calcutá, Ir. Dorothy, Edith Stein e tantos outros que vivem no anonimato das suas experiências."

Espaço Formativo Místico

29.09.2023 - 17:19:00 | 3 minutos de leitura

Espaço Formativo Místico

MÍSTICA NO CRISTIANISMO

Segundo o Dicionário de Conceitos Fundamentais de Teologia, da Paulus, podemos dizer que “etimologicamente, mística provém do grego myô. Este verbo significa o procedimento de fechar os olhos e olhar para o interior. Daí se deriva, sobretudo, o tipo de mística do mergulho no divino. Constata-se, ademais, historicamente, uma associação linguística e uma conexão objetiva com os cultos mistéricos: myéô significa iniciar-se nos mistérios. Mystês era, portanto, o iniciado nos mistérios.”

O homem místico nasce quando ele faz a grande viagem em busca do encontro com o Pai. Quando o meu EU decide, por convicção própria: CREIO, no MISTÉRIO DA FÉ e vou ao encontro do TU.

Podemos afirmar que a fé é uma experiência fundamentalmente humana, e como experiência purifica a razão, no sentido de que, “a experiência da fé vai permitir ao cientista de qualquer disciplina se aventurar pelo verdadeiro conhecer e o verdadeiro saber que não revelam apenas a razão, pois encontram sua origem em “outro” Saber ou no saber do Outro.”

Portanto, o místico é o homem que vive em profunda experiência pessoal com Deus, na busca da descoberta do espaço interior que todo homem possui e, que, muitas vezes não sabe da sua existência. 

Anselm Grün, monge alemão, diz que “A história da mística no cristianismo começa com Jesus Cristo. Para os cristãos, Ele é o Filho de Deus. Mas, independentemente desta afirmação sobre sua natureza, podemos dizer que Jesus foi um homem místico. Ele realizou Deus em si. Principalmente no Evangelho de são João, Ele se refere à sua unidade com o Pai. Também nos outros Evangelhos, lemos diversas vezes como Jesus se retirava sozinho para, em oração, sentir a proximidade do Pai. Na oração, Ele encontra sua natureza, sabe que é UM com Deus. Em sua pregação, Ele quer nos falar de Deus, de modo que também nós possamos vivenciá-lo.”
No Cristianismo, o cristão místico é o homem que realiza uma profunda experiência com Deus e, é impulsionado a mudar o quadro de injustiça social no qual esteja inserido. No mundo contemporâneo, podemos citar homens e mulheres místicos tais como: Dom Hélder Câmara, Madre Teresa de Calcutá, Ir. Dorothy, Edith Stein e tantos outros que vivem no anonimato das suas experiências.

Texto extraído do artigo de Lúcia Muniz, pedagoga, associada da Academia Marial de Aparecida e membro da Lafs/Movimento Apostólico de Schoenstatt. 
Artigo completo: https://www.a12.com/academia/artigos/mistica-no-cristianismo


Fonte https://www.a12.com/academia/artigos/mistica-no-cristianismo
Mais em Espaço Formativo Místico
 
 

WhatsApp

Vamos conversar?