O Batismo é, por assim dizer, o documento de identidade do cristão. O nosso Batismo é o início de um caminho belíssimo para Deus, que dura a vida toda; é caminho de conversão e transformação. “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem querer” (Lc 3,22). A comunidade cristã é onde as crianças podem nascer para uma vida mais alta e expansiva, de vinculação com Deus e de comunhão humana.
A palavra “batismo” significa imersão. E esse sacramento é verdadeira imersão espiritual, porta da fé e da vida cristã. Jesus Ressuscitado deixou esta missão: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Nova para a humanidade. Quem acreditar e for batizado será salvo” (Mc 16,15).
Desafios práticos à Pastoral do Batismo:
- revigorar a vocação batismal, na qual os “cristãos estão incorporados a Cristo pelo batismo, formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo. (...) Realizam a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo” (Lumen Gentium, n. 31; cf. Documento de Aparecida, n. 209).
- ressignificar o exercício da nossa profecia batismal no serviço à Palavra de Deus, uma vez que, pelo Batismo, somos “consagrados para ser edifício espiritual e sacerdócio santo” (Lumen Gentium, n. 10).
* Informações sobre inscrição para o Batismo, por gentileza, acesse a aba Sacramentos/Batismo (preparação).