O Dízimo é um gesto de gratidão a Deus! A partilha do Dízimo nasce do coração sensível e é uma resposta de fé e de corresponsabilidade pela evangelização, que tem uma dimensão econômica.
O Dízimo permite a cada um dar aquilo que pode oferecer, partilhando algo com que se sinta bem. O Dízimo nos fortalece na espiritualidade.
O Dízimo ajuda a comunidade com recursos para anunciar o Evangelho, e os dizimistas têm a sensação de ser Igreja pelo Batismo e pela partilha. Em Cristo, vemos a grande partilha: Ele se entregou por inteiro para nós. Podemos e devemos imitar essa partilha dEle, mesmo nas fraquezas e limitações.
Desafios práticos à Pastoral do Dízimo:
- revigorar no cristão a corresponsabilidade na vida em comunidade de fé;
- conhecer as dimensões do Dízimo: administrativa, religiosa, eclesial, ética, missionária, caritativa;
- transparência na aplicação do Dízimo arrecadado: para caridade, encargos sociais e de funcionários, contas de consumo, limpeza, manutenção da estrutura física e técnica, despesas pastorais, manutenção dos sacerdotes, material litúrgico (toalha, vela, vinho, hóstia, etc), partilha com a Arquidiocese, ações missionárias, dentre outros.
Como participar?
- faça a sua inscrição como Dizimista na mesa da Pastoral do Dízimo, nos fins de semana (antes ou após as missas), ou na Secretaria Paroquial.