Fechar
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.
Aceitar e fechar
 
CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é um organismo de comunhão e participação fraternal que, sob a presidência de pároco, planeja, organiza, lidera, coordena e avalia as ações evangelizadoras da paróquia.
CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
O CPP tem como principal objetivo ser um sinal de comunhão, integração e participação fraternal, promovendo a unidade e corresponsabilidade das forças vivas da paróquia, examinando, planejando, avaliando, liderando e dinamizando as atividades pastorais da paróquia e propondo práticas sobre ela (cânon 511).

Desafios práticos do CPP:
• Coordenar, articular e animar as pastorais, grupos e movimentos da paróquia.
• Investir e ajudar na formação, despertando novas lideranças ativas.
• Planejar o trabalho pastoral, em sintonia com as diretrizes de CNBB e as propostas do Plano Arquidiocesano de Pastoral, avaliar e celebrar a caminhada.
• Organizar um cronograma das atividades pastorais da paróquia.
• Promover a integração e a unidade pastoral na comunidade paroquial.
• Aprofundar temas importantes para a caminhada pastoral, documentos da Igreja e outros.
• Manter uma contínua reflexão sobre a realidade da paróquia, o que acontece na comunidade paroquial e fora dela.
• Incentivar a participação laical, distribuindo tarefas para que os leigos assumam o serviço da Igreja.

Uma vez que o CPP é quem conduz a vida pastoral da paróquia, decide o seu bem e junto com ela garante a execução das decisões tomadas em Assembleia Pastoral Paroquial e Arquidiocesana, deve ser marcado pelo espírito de fé e por profundo amor a Jesus Cristo e à sua Igreja, sendo sinal para toda comunidade paroquial, criando condições para que todos possam se expressar com liberdade, sem temor ou agressividade, sendo lugar de diálogo sincero e respeito entre padre, coordenadores de pastorais, movimentos, grupos e outros serviços da comunidade paroquial.
Deve, também, querer aprender a conhecer os problemas humanos e pastorais da paróquia, a refletir sobre eles à luz do Evangelho e a decidir com prudência e coragem as ações a serem implementadas.
 

WhatsApp

Vamos conversar?