No ano de 1942 foi colocada a pedra fundamental da Igreja, aos 25 dias do mês de outubro, no terreno doado pelo Sr. João Medeiros, local no qual foi celebrada a primeira missa, posteriormente também presidida em residências do bairro. A primeira capela foi construída pelos padres da congregação do Divino Salvador, mais conhecidos como Padres Salvatorianos.
Aos 12 de outubro de 1955, o Cardeal Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, com território desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Moema) e de Santa Tereza (Itaim Bibi), criou canonicamente e erigiu a Paróquia Divino Salvador da Vila Olímpia.
Em 1956, aos 22 de janeiro, ocorreu a posse do Padre Jeremias Arósio como primeiro Pároco da Paróquia Divino Salvador, sucedendo o padre Marcos, padre da Congregação dos Padres Salvatorianos, que não sendo provisionado anteriormente como Pároco, realizou a transição da Paróquia para o Padre Jeremias. Aos 20 de janeiro de 1956, foi aberto o 1° Livro do Tombo da paróquia, com rubrica de Dom Paulo Rolim Loureiro e do Padre Matheus Garcez. Padre Jeremias Arósio pertencia ao Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras (PIME).
Antes de completar um ano na paróquia, o Padre Jeremias preparou 651 fiéis para receberem o Sacramento da Confirmação, o que ocorreu pelas mãos de Dom Paulo Rolim Loureiro, no dia 13 de janeiro. Aos 29 de outubro de 1957, celebrou-se a festa do Padroeiro da Paróquia. Nos dias 16 a 18 de novembro, Dom Vicente Marchetti Zioni, que foi bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, esteve fazendo a visita pastoral, em nome do Cardeal Arcebispo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta.
O ano de 1959 é o de fundação da primeira Conferência Vicentina da Vila Olímpia, que recebeu o nome de Conferência Vicentina Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
No ano de 1960 ano houve 429 crismas na paróquia, teve início a obra de construção do salão paroquial e, a partir daquele ano, a festa litúrgica de Cristo Rei passou a ser celebrada como a festa do Padroeiro da Paróquia - o Divino Salvador.
No ano de 1961, aos 28 de novembro, foi adquirido um terreno de 20×30 m² para que fosse construída a quadra esportiva, em frente à Igreja. Nesse mesmo ano, foi fundado o grupo das Damas de Caridade.
No mês de novembro de 1963, a paróquia acolheu o Padre Carlos Forcela, que veio ajudar na condição de coadjutor do Padre Jeremias, pároco.
No ano de 1964, a comunidade paroquial acolheu a visita de Dom Agnelo Rossi, Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo.
Em 09 de abril de 1966, pela primeira vez, foi celebrada a Santa Missa em Português. No dia 05 de junho, Dom José Lafayette, bispo auxiliar de São Paulo, crismou 145 fiéis em missa presidida na paróquia. No mês de outubro, o Padre Jeremias sofreu um atropelamento à Rua Quatá.
Em 16 de abril de 1968, o Padre Jeremias saiu da paróquia Divino Salvador, após 13 anos à sua frente como pároco. Nos meses de agosto e setembro ocorreram, respectivamente, a Reunião Paroquial e a Reunião dos Padres do Setor.
Em 1969, começou a funcionar na Paróquia Divino Salvador o Seminário Maior do PIME, tendo o padre José Zanelli como reitor. Ocorreu a organização de um centro social, assessorado por uma assistente para realização das obras sociais. No dia 10 de novembro, tomou posse na Paróquia Divino Salvador da Vila Olímpia, o segundo Pároco, o Padre José Guerino, do PIME.
Nos biênio de 1970/71, o número de seminaristas do PIME, residindo na Paróquia, era de 11, demonstrando um ligeiro crescimento. Em 01 de novembro de 1970, Dom Paulo Evaristo Arns assume como novo Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo. Em 16 de março de 1971, sai a escritura definitiva do espólio da família doadora.
Em 22 de abril de 1972, tomou posse como terceiro Pároco da Paróquia Divino Salvador de Vila Olímpia, o Padre Bruno Turato, também do PIME. Em junho de 1972, o Padre José deixou a Paróquia. Em agosto, veio trabalhar aqui como vigário cooperador, o Padre Sandro Schiatarela. No mês de novembro desse mesmo ano, Dom Paulo Evaristo Arns visitou as obras da Paróquia.
Em 1973, mais especificamente no final do ano, o Seminário Maior do PIME deixou a Paróquia Divino Salvador, remanejando sua formação para outro lugar. Aos 25 de novembro de 1973, Dom Benedito Ulhôa Vieira lançou a pedra fundamental e no dia 26 de dezembro de 1973, teve início demolição da Igreja Antiga.
No dia 18 de fevereiro de 1975, foram iniciadas as obras de estaqueamento da Igreja Nova. O 1º Encontro de Casais com Cristo da Paróquia ocorreu entre os dias 12 a 14 de setembro de 1975. Na véspera de Natal desse mesmo ano, a Paróquia recebeu a visita de Dom Mauro Morelli, que deu a bênção à Nova Igreja às 23h.
No início de março de 1976, ficou pronta a laje de cobertura da Igreja Nova que, no final do ano, já estava em pleno funcionamento no prédio novo, recém construído.
O 1º primeiro Encontro de Jovens com Cristo foi realizado no Colégio Companhia de Maria em 1977, com ajuda da Paróquia da Pompéia, tendo a participação de 65 jovens. No mês de junho desse mesmo ano, Dom Mauro Morelli crismou 36 pessoas. Aos 13 de agosto o Padre Domingos Girotto veio ajudar como vigário cooperador. Também nesse ano foi realizado o 1º Encontro de Adolescentes com Cristo, ocorrido no Colégio Santos Anjos.
Em meados de fevereiro de 1978, tiveram início as obras de revestimento externo, vitrais no forro e cruz sobre a Igreja, na parte posterior.
No ano de 1979, Dom Mauro Morelli e Dom Paulo Evaristo Arns trataram da transferência da paróquia. Em 02 de março desse ano, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, juntamente com Dom Mauro Morelli, dialogaram a transição da Paróquia Divino Salvador, até então confiada à Congregação dos Padres do PIME, para o clero secular da Arquidiocese de São Paulo, mais especificamente para o Setor Pinheiros da Região Episcopal Sé.
Em 01 de janeiro de 1980, a Paróquia foi entregue pelos Padres Missionários do PIME ao clero Arquidiocesano de São Paulo, pertencendo à Região Episcopal da Sé. Nessa mesma data, tomou posse na Paróquia Divino Salvador, o Padre José Alves Pereira, ex-rogacionista, nascido aos 12 de janeiro de 1949 em Laguna, SC. Oriundo de Carapicuíba, ele assumiu como quarto Pároco da Paróquia Divino Salvador da Vila Olímpia por tempo indeterminado e, juntamente com ele, o Padre Paulo Flávio da Silva, como vigário cooperador.
Aos 25 de outubro de 1981, o Cardeal Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, veio participar da reunião do então Conselho Paroquial da Vila Olímpia.
No dia 02 de junho de 1982, o Padre Paulo Flávio da Silva despediu-se da Paróquia, assumindo o trabalho de Capelão Militar.
Em 1983, no dia 03 de setembro, Dom Paulo Evaristo Arns deu posse ao Padre Barone para a condução pastoral e administrativa da Paróquia Divino Salvador. Dentre os desafios encontrados: a saída de muitos membros do Encontro de Casais com Cristo; o término da construção da Igreja; a deterioração do restante do imóvel; as taxas públicas; o déficit orçamentário; a Pastoral da Catequese com pouquíssimos agentes e crianças; a inexistência de casa paroquial; o ambiente insalubre para moradia e atendimento; o prédio superior em situação deplorável; a infestação de cupim; e a escola de educação de adultos. Nesse mesmo ano, ocorreu a aquisição do primeiro veículo em nome da Paróquia, doado pela Adveniat (organismo eclesial da Alemanha) e pela Arquidiocese de São Paulo, foi um Gol Furgão da Volkswagen.
No início de 1985 foram montadas as comissões de finanças e de construção. Aos 12 de outubro de 1985, à noite, Dom Décio Pereira veio celebrar a Missa de Inauguração da Igreja. Todas as paredes de concreto foram lixadas e as demais pintadas, presbitério ampliado, escada do mezanino refeita, lustres novos, piso novo de ardósia, portas novas de vidro temperado, tudo pronto e inaugurado.
Nos anos de 1985 a 1989, foi implementado o primeiro ciclo das reformas na infraestrutura paroquial, descrito no Livro do Tombo, nas páginas 67 até 76, como segue: - lixamento do concreto aparente - vitrais laterais - instalação do som (36 caixas acústicas) - reboque interno e pintura - tijolos à vista - refacção da manta da laje - muro em frente à quadra - aquisições diversas - entre outras.
No dia 28 de janeiro, chegaram os bancos que já haviam sido encomendados antes do início das reformas da Igreja. A Catequese foi incentivada e renovada, chegando a ter perto de 400 crianças, que receberam a ajuda de religiosas e seminaristas para reforçar o ensino religioso, inclusive três catequistas que, posteriormente, se motivaram à vocação sacerdotal.
No dia 06 de junho de 1987, festa litúrgica de Pentecostes, foi realizada a Consagração da Paróquia Divino Salvador da Vila Olímpia por Dom Paulo Evaristo, o Cardeal Arns. Aos 06 de dezembro de 1987, o Padre Alfredo Nascimento Lima foi ordenado presbítero na Paróquia.
Aos 12 de dezembro de 1988, o jovem Vicente de Paulo Moreira foi ordenado diácono, pela imposição das mãos de Dom Décio Pereira, que era Bispo Auxiliar na Região Episcopal Sé e, em 10 de dezembro de 1989, pela imposição das mãos de Dom Paulo Evaristo Arns, o Diácono Vicente de Paulo Moreira foi ordenado Presbítero.
Sacramento da Confirmação ministrado por Dom Paulo Evaristo, Cardeal Arns, no dia 31 de outubro de 1992, para jovens e adultos, celebração esta que ocorreu novamente no dia 15 de setembro de 1993 e 18 de dezembro de 1994.
Na celebração de 18 anos de Ordenação Sacerdotal do Pároco, o Padre Sidney José Barone, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, presidiu a missa e realizou o Sacramento da Confirmação.
No dia 01 de setembro de 1996, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns presidiu a missa e realizou o Sacramento da Confirmação, o mesmo ocorrendo no ano seguinte, 1997, quando esteve pela última vez como Arcebispo Metropolitano de São Paulo na Paróquia.
Na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro de 1999, veio à Paróquia Divino Salvador, pela primeira vez, Dom Cláudio Hummes, novo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Paulo. Na ocasião, ele deu a benção para a Cruz de Dozulé, inaugurada defronte à Igreja, e presidiu a missa, conferindo o Sacramento da Confirmação.
A segunda grande reforma na infraestrutura paroquial viria a acontecer dez anos após, a partir dos anos 2000 em diante, incluindo as seguintes ações: - instalação de para-raios em toda a extensão da Igreja; - a reforma da cobertura da Igreja, removendo as mantas de borracha e colocando novas mantas; - a colocação de uma camada de cimento por cima dessas novas mantas, para garantir uma proteção melhor; - adequação da construção às normas do CONTRU (hidrantes, extintores de incêndio, portas e luzes de emergência, alarme de incêndio, caixa d’água de dez mil litros); - sistema de vigilância por câmeras nos pontos principais da Igreja; - colocação da inscrição sobre a porta da Igreja que está defronte a rua, indicando o nome da Paróquia Divino Salvador; - reforma da quadra, com nova iluminação e alambrado.
Início do atendimento ambulatorial voluntário, em trabalho organizado pelo Dr. Paulo Frucci, auxiliado pelo voluntariado de outros colegas médicos e auxiliares que realizavam o serviço de secretaria. O atendimento ambulatorial visava pessoas carentes da comunidade e de outros bairros, oferecendo consultas com hora marcada em diversas especialidades, além do fornecimento de remédios e encaminhamentos para exames laboratoriais.
Na véspera do Natal, no dia 24 de dezembro de 2000, Dom Gil Antônio Moreira, então responsável pelo setor de Vocações e Ministérios da Arquidiocese de São Paulo, presidiu a missa e conferiu o Sacramento da Confirmação na Paróquia Divino Salvador.
Aos 31 de março de 2002, o Bispo Auxiliar para a Região Episcopal Sé, Dom Manuel Parrado Carral, inaugurou os vitrais superiores, contando com a ilustração de quatorze cenas do Evangelho, além de presidir o Sacramento da Confirmação.
Em 05 de dezembro de 2004, Dom José Maria Pinheiro, Bispo Auxiliar para a Região Episcopal Ipiranga, presidiu missa na inauguração dos novos quadros da Via Sacra na Paróquia Divino Salvador.
No final de 2005 e início de 2006, o ambulatório de atendimento às pessoas carentes recebeu uma reforma, com a troca do piso.
Aos 25 de dezembro, no dia do Natal do Senhor, foi inaugurado o primeiro Site da Paróquia Divino Salvador, desenvolvido por Luiz Felipe Martino, que integrava a juventude e a animação litúrgica da Paróquia.
No altar central, foi colocado um vitral representando o Espírito Santo, inaugurado em missa presidida pelo vigário episcopal para a Região Episcopal Brasilândia, Dom José Benedito Simão, no ano de 2006.
No ano de 2007, o presbitério (altar) recebeu um piso de mármore, doado por um paroquiano e o som da Igreja foi novamente todo reformado.
Dom Odilo presidiu a Missa e conferiu o Sacramento da Confirmação no dia 13 de setembro de 2008.
Em 10 de novembro de 2010, uma parte dos novos bancos adquiridos pela Paróquia chegaram e no dia 04 de dezembro, Dom Odilo Pedro Scherer consagrou o novo altar da Paróquia Divino Salvador.
Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar para a Região Episcopal Sé, esteve na Paróquia Divino Salvador em 24 de dezembro, presidindo a Vigília de Natal.
De 08 a 15 de setembro, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar para a Região Episcopal Sé, esteve em visita pastoral à Paróquia Divino Salvador.
Em 04 de abril de 2015, Dom Eduardo esteve na Paróquia Divino Salvador para presidir a Vigília Pascal.
Em 17 de dezembro de 2018, com a presença de Dom Odilo Pedro Scherer, foi celebrado o 40º aniversário de Ordenação Presbiteral do Padre Sidney José Barone.
Em 14 de abril de 2019, Dom Eduardo esteve na Paróquia Divino Salvador para presidir o Domingo de Ramos e em 28 de julho para celebrar o Sacramento da Confirmação.
Em 24 de dezembro de 2020, Dom Claudio Hummes presidiu a Missa da Vigília de Natal na Paróquia Divino Salvador.
Em 24 de janeiro de 2021, Dom Eduardo esteve presidindo a Eucaristia na Paróquia Divino Salvador, ocasião em que abençoou as novas portas da Igreja.
Aos 06 de março de 2022, o vigário episcopal para a Região Episcopal Sé, Dom Carlos Lema Garcia, deu posse ao novo Administrador Paroquial, padre Edson Donizete Toneti, na missa da comunidade às 18h30. Estiveram presentes padre Sidney José Barone, cônego Dagoberto Boim, padre Ney de Souza, padre Jaidan Gomes Freire, todos do clero arquidiocesano, e padre Felipe Cosme, da diocese de Santo André.
No decorrer do mês de março e abril de 2022, o Administrador Paroquial realizou encontros e diálogo com os grupos até então atuantes na Paróquia Divino Salvador: - Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão - Conferências Vicentinas Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Divino Salvador - Pastoral do Batismo - Pastoral da Catequese - Preparação para o Matrimônio
No dia 09 de abril, às vésperas da celebração da Semana Santa, foi realizado um mutirão de limpeza na Paróquia, perpassando todos os ambientes e retirando grande quantidade de lixo e mobília em situação deteriorada.